Arrasador, Universo/Brasília se impõe e vence o Vasco no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/NBB

Por Lucas Espíndola

Em briga direta por uma vaga nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), Vasco e Universo/Brasília se enfrentaram no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro. No jogo do primeiro turno, o cruzmaltino levou a melhor e venceu o time da Capital Federal no ginásio Nilson Nelson. Dessa vez, a franquia brasiliense não deu chances para o time da casa e venceu o Vasco com tranquilidade por 94 a 78. Com a vitória, o time da capital se firmou entre os que avançam para a próxima fase.

Atuando fora de casa, o Universo/Brasília começou o jogo com tudo, pontuando bem nos primeiros minutos do primeiro quarto. Depois de um tempo técnico pedido por Alberto Bial, o time mandante voltou forte e aproveitou um apagão dos candangos para empatar a partida em 14x14. Em um primeiro quarto eletrizante e faltando menos de 2 minutos para o encerramento do primeiro quarto, o Brasília acordou e, mesmo longe de casa, o time da capital federal venceu o primeiro quarto por 28 a 26. 

Depois de um primeiro quarto muito disputado, os times voltaram com o mesmo gás para o segundo quarto. Mais ligado na partida, o Universo/Brasília abriu 8 pontos de vantagem no placar. Rafa Moreira estava com a mão calibrada e fez diferença para o time visitante na metade inicial do segundo período. O time da casa estava apagado e a defesa do Brasília estava funcionando. Com isso, Duda e Caio Torres, monstros no primeiro período, não conseguiram manter a mesma pegada no segundo quarto. O time da casa fez apenas 10 pontos e os brasilienses ficaram na frente: 50 a 36. 

O terceiro quarto começou diferente, com o Vasco forte tanto ofensivamente quanto defensivamente. Vhitinho e Gabriel comandaram a reação cruzmaltina no Rio de Janeiro, enquanto o time da capital federal pecava muito, principalmente na parte defensiva. Destaque do primeiro quarto, Duda, jogador com mais tempo na quadra do time vascaíno, não acertou nenhum arremesso no terceiro quarto. Mesmo esboçando uma reação, o time da casa não conseguiu encostar muito no placar e o Brasília manteve os 14 pontos de vantagem, vencendo por 71 a 51. 

Não muito diferente dos períodos anteriores, o Universo/Brasília manteve a postura ofensiva com Zach Graham, que comandou a equipe durante todo o jogo. Junto com Nezinho, o americano foi um dos destaques dos brasiliense na missão de neutralizar o time da casa. Com uma boa vantagem no placar, a franquia do DF cadenciou bastante o jogo e foi gastando o relógio com o passar do período. O Vasco, por sua vez, não demonstrou nenhuma reação durant e o jogo ficou tranquilo para a vitória do Brasília fora de casa. 

Comandando o time da Capital Federal, Zach Graham fez 18 pontos e deu três assistências. Vale citar também os jogadores Graterol e Rafa Moreira, destaques da partida também pelo lado do Brasília. Pelo lado vascaíno, Vhitinho foi o destaque com 12 pontos, sete rebotes e dez assistências, conseguindo anotar um duplo-duplo no jogo. O próximo compromisso do Universo/Brasília será novamente no Rio de Janeiro contra o Botafogo, sábado (9/3), às 11h.

Postar um comentário

0 Comentários