Reencontro com o triunfo: Taguatinga volta a vencer no Candangão depois de 19 anos

Foto: Reprodução da Internet

Por Danilo Queiroz

A goleada de 4 a 0 do Taguatinga diante do Bolamense em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Candango de 2019 teve vários sentidos para o clube. De mais importante, a conquista dos três pontos serviu de fôlego extra para a Águia continuar sonhando com a classificação para a segunda fase do torneio local. Além disso, o triunfo também serviu para acabar com um jejum de quase 20 anos.

Esse foi o tempo que o TEC ficou sem vencer na elite do futebol. A última vitória da equipe no Candangão ocorreu em 30 de maio de 1999, quando o clube azul superou o Ceilandense por 1 a 0. Depois disso, a Águia disputou mais dois jogos na elite (derrota para o Guará e empate com o Brasília) antes de ser rebaixada e se desligar das atividades profissionais. Vale lembrar que nesta temporada o time está voltando ao torneio local após 19 anos.

Ou seja, antes de voltar a sorrir em partidas do Candangão, o Taguatinga passou exatamente 7.575 dias sem triunfar na elite. Porém, a edição de 1999 foi de bastante desgosto e não deve servir de parâmetro na busca dos objetivos estabelecidos em 2019. Naquele ano, o TEC acabou conseguindo vencer apenas dois jogos. Além da vitória sobre o Ceilandense, o time só conseguiu três pontos quando superou o Sobradinho por 1 a 0.

Foto: Divulgação/Taguatinga

Devido à péssima campanha na derradeira temporada, a goleada sobre o Bolamense fez o time azul quebrar alguns outros jejuns relacionados à disputa da elite do torneio profissional do Distrito Federal. A última vez que o Taguatinga havia marcado quatro gols em uma partida do Candangão, por exemplo, faz ainda mais tempo: aconteceu em 1º de março de 1998, quando o TEC superou o Itapuã por 4 a 1.

O extinto time do Itapuã, inclusive, também aparece em mais uma curiosa estatística superada pelo TEC no último domingo por ter sido a última equipe que foi derrotada pela equipe azul por dois gols de diferença. Em 21 de abril, ao disputar uma partida que também foi válida pelo Candangão 98, o Taguatinga conseguiu sair de campo vencedor por 2 a 0. Naquele ano, o time azul foi longe no torneio local e terminou em terceiro lugar.

Voltando aos dias atuais, o Taguatinga se concentra para aproveitar a pausa no Campeonato Candango e alcançar a missão de continuar acumulando pontos para permanecer na elite do futebol local e, quem sabe, buscar algo a mais na segunda fase. O primeiro desafio mirando o objetivo será daqui 12 dias. Em 7 de março, o TEC recebe a equipe do Luziânia, às 15h30, no estádio Serejão, pela sétima rodada do Candangão 2019.

Postar um comentário

0 Comentários