Distrito Federal perde um representante no ranking de clubes da CBF

Ceilândia, Luziânia, Brasiliense, Gama e Brasília representam o DF. Sobradinho sai da lista
Arte: Danilo Queiroz/Distrito do Esporte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou nesta quarta-feira (05/12) o Ranking Nacional de Clubes da entidade, que atribui pontos aos times dependendo de sua classificação nos campeonatos promovidos pela entidade nos últimos cinco anos. Mais uma vez, as 25 equipes filiadas à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) não obtiveram destaque no levantamento, com apenas cinco clubes figurando entre os 228 times listados.

Na edição atualizada, o Ceilândia foi o clube do futebol candango melhor rankeado, alcançando a 83ª posição com 818 pontos. Na sequência, aparece o Luziânia (ex-melhor do DF) em 112º com 523 pontos. Brasiliense (118º com 479 pontos), Gama (134º com 410 pontos) e Brasília (189º com 150 pontos) são os outros times locais que alcançaram índice na lista. Atual campeão do Candangão, o Sobradinho sequer aparece no Ranking Nacional.

A ausência do Leão da Serra entre os melhores clube do país se explica pela baixa frequência de participação na Série D do Campeonato Brasileiro (a última vez foi em 2012) e na Copa do Brasil. Com isso, o detentor da taça do Distrito Federal acabou não alcançando o índice mínimo para ser lembrado. Na edição de 2018, o alvinegro aparecia na lanterna da lista. Com a atualização, o São Luiz-RS ficou com o posto somando 25 pontos.

A maior queda entre os times locais foi registrada pelo Brasiliense. No 118º lugar na atualização do ranking, o Jacaré ocupava a 97º posição na última edição. A vertiginosa queda amarela é explicada pelo fraco desempenho nas competições nacionais disputadas em 2018. O time foi eliminado na primeira fase da Copa Verde e da Copa do Brasil por Atlético Itapemirim-ES e Oeste-RS, respectivamente, e caiu na terceira fase da Série D do Brasileirão diante do Campinense.

Não foram somente os clubes do futebol candango que amargaram resultados ruins no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A entidade máxima do esporte em Brasília também teve desempenho pior do que o apresentado em 2018. Entre as 27 federações de todo o país, a FFDF ficou apenas na 18ª posição, com 2.380 pontos, superando apenas Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima.

Entenda o ranking


O ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é atualizado anualmente e leva em consideração a participação dos clubes em competições realizadas pela entidade nos últimos cinco anos. O peso de cada temporada na avaliação é aplicado da mais recente para a mais distante, com o ano vigente tendo maior valor e os pontos conquistados nele sendo multiplicados por cinco. Os anos seguintes têm o valor caindo regressivamente até chegar ao primeiro nível. 

Postar um comentário

0 Comentários