Modelo utilizado no torneio local será o Samba, da Topper
Foto: Divulgação/Topper

Por Danilo Queiroz

Ainda faltam pouco mais de dois meses para a bola rolar no Campeonato Candango de 2019. Na próxima segunda-feira (05/11), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) irá realizar uma reunião do conselho arbitral para definir o dia que o torneio começa e outros detalhes do calendário local para a próxima temporada. Entretanto, a principal artista do espetáculo já é conhecida.

No próximo ano, a Topper será novamente a fornecedora da bola oficial do Candangão, mas dessa vez o modelo será o "Samba". A revelação da redonda que desfilará nos campos da capital federal foi anunciada ao Distrito do Esporte pelo presidente da FFDF Daniel Vasconcelos. Em 2018, a FFDF também teve a empresa paulista como fornecedora oficial, porém, o modelo usado foi o "Maestro".

Construída em poliuretano, a bola pesa aproxidamente 440 gramas e é composta por seis gomos texturizados mesclando as cores preta, laranja, branco e vermelho. Segundo descrição da fornecedora do modelo, a redonda conta com tecnologia Velocity Pro, que proporcionará aos atletas do Candangão um "chute muito mais preciso".

Candangão 2019


O Campeonato Candango de 2019 será a 61ª edição organizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Assim como na atual temporada, o torneio terá a participação de 12 equipes: Bolamense, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Luziânia, Paracatu, Real, Santa Maria, Sobradinho (atual campeão) e Taguatinga.

O molde de disputa se manterá: fase classificatória, quartas de final, semifinais e final. Na primeira fase, as doze equipes jogarão entre si. As oito melhores avançarão para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão. Na sequência, os times se enfrentarão em sistema de mata-mata até a determinação do campeão local.