Franquia brasiliense chegou ao seu primeiro triunfo na temporada
Foto: Divulgação

Depois de sete partidas, o Universo/Caixa/Brasília finalmente se reencontrou com as vitórias no Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta quarta-feira (14/11), a franquia brasiliense recebeu o Botafogo no Ginásio da AsCEB e venceu os cariocas com certa tranquilidade por 82 a 64. Além de findar o jejum, o primeiro triunfo tirou a equipe da capital da lanterna do torneio.

Ainda no primeiro quarto, a equipe da capital federal perdeu o ala Pedro, que deixou a quadra com fortes dores no joelho e passará por exames nesta quinta. O cestinha da partida foi o ala Zach Graham, do Universo/Caixa/Brasília, autor de 22 pontos. A defesa foi um ponto fundamental para o triunfo do Universo/Caixa/Brasília desde os primeiros minutos de jogo.

Pela primeira vez na temporada, a equipe brasiliense sofreu menos de 25 pontos, o que se repetiu nas outras três parciais. Outros destaques ofensivos foram o pivô venezuelano Windi Graterol, com sete pontos, e Ricky Sánchez, com cinco. Ao final dos dez minutos iniciais, os brasilienses venciam por 21 a 16.

O time candango manteve o domínio em quadra no segundo período. A entrada de Pedrinho Rava no lugar de Nezinho, que sofreu com faltas já no segundo quarto, não alterou o domínio dos donos da casa. Mesmo com a tentativa de reação do Botafogo, o Universo/Caixa/Brasília não se assustou. Seguro, o time foi para os vestiários vencendo a partida por 37 a 29.

Até então apagado, Zach Graham começou seu show particular na volta do intervalo. O ala norte-americano, cestinha do NBB 11, anotou nada menos do que sete pontos no terceiro quarto, sendo o destaque ofensivo do Universo/Caixa/Brasília na parcial. Além dele, o também ala Rafa Moreira contribuiu com cinco pontos, e ajudou o time da capital federal a se ampliar o domínio na partida, terminando o terceiro período à frente por 61 a 50.

Zach Graham e Graterol foram os principais nomes do Universo/Caixa/Brasília no quarto período. Autores de nove pontos cada, os dois ajudaram os donos da casa a administrarem a vantagem conquistada no decorrer do jogo. Sem sofrer ameaças, o Universo/Caixa/Brasília a fechar o jogo por 82 a 64 e conquistar a primeira vitória do time brasiliense no NBB 11.

"Há muito tempo que estávamos merecendo essa vitória. Estávamos trabalhando há tempos durante os treinos e nesse tempo sem jogos. O time foi muito bem hoje e estamos muito contentes com o resultado", celebrou Ricky Sánchez, autor de 18 pontos.

Os próximos compromissos do Universo/Caixa/Brasília serão fora de casa. Na próxima quarta-feira, a equipe vai até São Paulo, onde enfrenta o Pinheiros. Dois dias depois, em nova viagem, o Universo/Caixa/Brasília enfrenta o Joinville (SC), em Santa Catarina.

Com informações de Lucas Magalhães, assessor do Universo/Caixa/Brasília