Bastante inspirados, brasilienses venceram o duelo por 84 a 77
Foto: Divulgação/Basquete Joinville

Em uma noite bastante inspirada, o Universo/Caixa/Brasília garantiu seu primeiro triunfo como visitante na atual edição do Novo Basquete Brasil (NBB) - o segundo na competição. Nesta sexta-feira (23/11), a franquia da capital federal foi até Santa Catarina e venceu o Basquete Joinville por 84 a 77. Nezinho e Zach Graham foram os principais destaques brasilienses.

O primeiro período do jogo entre as equipes foi marcado pelo equilíbrio. Nos 10 minutos iniciais, os brasilienses abriram 8 a 2, mas acabaram sofrendo a virada dos catarinenses, que passaram a comandar o marcador. No fim, o Basquete Joinville venceu o período inaugurau do jogo por uma margem bastante apertada: 19 a 18.

No segundo quarto, o Brasília começou a impor seu ritmo em busca da primeira vitória como visitante no NBB. Mesmo assim, os catarinenses insistiram em deixar o confronto bastante parelho. Nos segundos finais da parcial, o americano Zach Graham acertou uma bola de três colocando os brasilienses  à frente, mas Cook devolveu na mesma medida para decretar a igualdade: 37 a 37.

Na volta do intervalo, o Brasilia contou com a habilidade de Nezinho para começar a desenhar a vitória. Com um bom aproveitamento em bolas de três pontos, o time da capital federal chegou a abrir uma confortável margem de oito pontos no marcador.  O experiente armador foi o responsável por dez pontos, sendo seis em bolas de três, fechando o placar em 64 a 57.

No início do período final, o Brasília intensificou o ritmo para garantir a vitória. Com um minuto e meio, a diferença aumentou para 14 pontos. A partir daí, os brasiliense apenas controlaram as ações dos rivais. No fim do jogo, Graterol acertou a bola que confirmou o triunfo do Universo/Brasília fora de casa. Final, 84 a 77. 

"O Universo/Caixa/Brasília está forte e a gente vai surpreender todo mundo pela forma como chegamos. Estamos só com duas vitórias e agente treina todo dia com esse peso nas costas. Sabemos que podemos mais. Só vamos tirar esse peso das costas lá para janeiro ou fevereiro. Aí eu vou poder dizer que estamos tranquilos", sentenciou Nezinho, o cestinha da noite. 

O próximo compromisso do Universo/Caixa/Brasília será novamente fora do Distrito Federal. Em 05 de dezembro, os comandados do técnico Bruno Savignani irão até Fortaleza para encarar o Basquete Cearense. O confronto está marcado para às 20h e terá como palco o ginásio do Centro de Formação Olímpica. O próximo jogo em casa será cinco dias depois diante do Minas.