O Candangão 2019 vai começar: FFDF define tabela e outros detalhes do torneio

Reunião do conselho arbitral da FFDF foi realizada nesta segunda-feira
Foto: João Marcelo/Distrito do Esporte

Por Danilo Queiroz e João Marcelo

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) definiu na manhã desta segunda-feira (05/11) os últimos detalhes para a bola rolar no Campeonato Candango de 2019. Em reunião do conselho arbitral com a presença dos dirigentes dos clubes participantes (apenas Taguatinga e Paracatu se ausentaram), a mandatária do futebol da capital federal organizou a tabela da competição.

Em votação, ficou decidido que a edição 2019 do Candangão terá início em 26 de janeiro, seis dias depois da data que havia sido sugerida pela CBF para o início das competições estaduais. Já a grande final ficou marcada para 20 de abril, um dia antes do aniversário de Brasília. Apenas o Brasiliense se posicionou contra a data de ínicio do torneio.

A reunião também definiu os confrontos do torneio. Para isso, os clubes foram numerados de 1 a 12. A primeira rodada reservará o duelo entre os dois campeões locais da temporada 2018: Sobradinho x Capital. O Gama estreará contra o Bolamense. Já o Brasiliense pegará o Santa Maria. Ceilândia x Real, Formosa x Taguatinga e Luziânia x Paracatu são as outras partidas inaugurais. 

O presidente da FFDF Daniel Vasconcelos explicou que as datas do calendário foram definidas conforme o calendário da CBF e os acordos comerciais da entidade. "Estamos seguindo um calendário da CBF. Como temos a parceria com a Rede Globo, ela pede que marquemos os jogos um dia antes da final do Campeonato Carioca", explicou.

clássico entre Brasiliense e Gama ficou agendado para a 9ª rodada do Candangão. O preço dos ingressos para as partidas do Candangão 2019 ficou fixado pela federação entre R$ 1,00 e R$ 50,00. Assim como nas últimas temporadas, as taxas de arbitragem e ambulância serão bancadas pela FFDF. Já o quadro móvel será de responsabilidade dos clubes participantes.

Os troféus do Candangão 2019 terão um simbolismo especial. O que premiará o campeão da temporada levará o nome de Emanoel Teixeira, ex-presidente do Legião, falecido em setembro de 2018. Já do vice-campeão foi batizado de Paulo Roberto "Bolinha" em homenagem ao radialista da cidade do Gama que faleceu na última semana.

Contrato de televisão gera discussão


Um dos momentos de divergência na reunião do conselho arbitral da FFDF se deu na discussão sobre a transmissão do Candangão 2019 na TV aberta. Dona dos direitos da competição, a Rede Globo foi duramente atacada pelos dirigentes de Bolamense, Real e Taguatinga. Haverá, posteriormente, uma reunião com a presença da emissora para discutir o modelo que será adotado.

Daniel Vasconcelos pediu bom senso na relação entre os clubes e a emissora no encontro que ainda será agendado. "Temos que trabalhar com cautela. Por mais que tanto a Rede Globo quanto os clubes possam estar insatisfeitos, tem um contrato assinado e temos que seguir isso para que não aja prejuízo para a entidade", ressaltou.

Também presente na reunião, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fez algumas solicitações aos organizadores do Candangão. Uma delas foi o pedido para que sejam realizados no máximo três jogos por dia em estádios da capital federal para facilitar as operações de segurança nos palcos do campeonato. 

"Hoje temos alguns estádios em condições, outros com laudo com restrições e alguns reprovados. Os clubes, assim como as administrações, têm tempo para fazer as novas vistorias e adequar para a legislação que define as condições. A principal preocupação da PM é com a segurança dos torcedores", destacou o Tenente Coronel Escobar, representante do corpo na reunião.

Candangão 2019


O Campeonato Candango de 2019 será a 61ª edição organizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Assim como na atual temporada, o torneio terá a participação de 12 equipes: Bolamense, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Luziânia, Paracatu, Real, Santa Maria, Sobradinho (atual campeão) e Taguatinga.

O molde de disputa se manterá: fase classificatória, quartas de final, semifinais e final. Na primeira fase, as doze equipes jogarão entre si. As oito melhores avançarão para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão. Na sequência, os times se enfrentarão em sistema de mata-mata até a determinação do campeão local.

1ª Rodada Candangão - 26 de janeiro

Sobradinho x Capital
Formosa x Taguatinga
Gama x Bolamense
Luziânia x Paracatu
Brasiliense x Santa Maria
Ceilândia x Real

Postar um comentário

0 Comentários