LNB cria a Copa Super 8 para destinar nova vaga na Liga das Américas

Copa Super 8 classificará o campeão à Liga das Américas da próxima temporada
Foto: Newton Nogueira/Franca Basquete
Por Danilo Queiroz

A Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB), criou uma nova competição no calendário brasileiro da modalidade. Em dezembro, terá início a primeira  Copa Super 8. A novidade reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB e dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada.

A competição terá duas datas destinadas exclusivamente para sua disputa. Neste ano, a primeira etapa da edição inaugural acontecerá entre os dias 20 e 22 de dezembro. Já os jogos do segundo período está marcado para ocorrer entre 26 a 29 do mesmo mês. As partidas serão sediadas na casa das equipes de melhor campanha.

O formato de disputa será realizado através do modelo de cruzamento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Ao todo, sete partidas eliminatórias serão realizadas (quatro de quartas de final, duas semifinais e uma final). O campeão do Super 8 terá vaga na segunda edição da Liga das Américas do próximo ano, marcada para o mês de outubro.

“Há três temporadas colocamos jogos no período de final de ano e foram um sucesso. Agora, não só estamos repetindo essa prática como também estamos dando um grau ainda maior de importância para essas partidas, selecionando os melhores times e valendo vaga na Liga das Américas”, avaliou o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

Se o torneio começasse agora, os participantes seriam Franca, Paulistano, Flamengo, Pinheiros, Mogi das Cruzes, Minas, Botafogo e Corinthians. Na 13ª posição da classificação do NBB, o Universo/Caixa/Brasília ficaria de fora do torneio. A franquia brasiliense tem ainda quatro jogos pela frente para tentar entrar na zona de acesso à Copa Super 8.

Porém, a partipação do time da capital federal é improvável de acordo com as estatísticas históricas da LNB que levam em consideração as dez edições anteriores do NBB. Segundo os dados, são necessárias no mínimo seis vitórias para um time terminar o primeiro turno entre os oito primeiros colocados, sendo que com oito triunfos a vaga é quase certa. No momento, o Brasília tem duas.

Programação da Copa Super 8

Quartas de final
20/12 (Quinta-feira)
21/12 (Sexta-feira)
22/12 (Sábado)

Semifinal
26/12 (Quarta-feira)
27/12 (Quinta-feira)

Final
29/12 (Sábado)

Postar um comentário

0 Comentários