Novo técnico e mesmo objetivo: Cerrado Basquete inicia preparação para a Liga Ouro 2019

Time verde está realizando seletivas em suas arenas para selecionar atletas de Brasília para o elenco
Foto: Divulgação/EB Comunicação
Por Danilo Queiroz

Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal será representado pelo Cerrado Basquete na disputa da Liga Ouro, a divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). Com novo técnico, o time verde iniciou a preparação para tentar chegar na elite do basquete brasileiro mais de três meses antes do começo da temporada 2019 do torneio. 

Depois de ser treinado por Alexandre Jackson e Marco Aurélio Prata de Carvalho na campanha de 2018, o Verdão do Cerrado resolveu promover o técnico Ronaldo Pacheco, que também atua como coordenador educacional das atividades do Cerrado Basquete nas categorias de base. O próximo passo agora é confirmar os nomes que irão compor o plantel.

Mais uma vez com a filosofia de montar o elenco com jogadores do basquete do Distrito Federal, o Cerrado irá realizar peneiras para colher novos atletas para a equipe. As seletivas estão acontecendo no Ginásio da Iesplan, na 907 Sul, às terças e quintas, às 21h, e na Arena Pipoka – inaugurada recentemente –, aos sábados, às 15h.

Em 2018, o clube verde realizou a sua estreia na Liga Ouro. Entretanto, o desempenho do time na competição foi para se esquecer. Em 16 jogos disputados, a equipe brasiliense conquistou apenas uma vitória e teve que amargar 15 tropeços, ficando na última posição da classificação geral e bem longe de conquistar uma vaga nos play-offs.

Com previsão de 11 equipes, torneio de acesso começará em janeiro


Organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), a Liga Ouro é a única competição de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). Segundo o planejamento estabelecido pelo Departamento Técnico da entidade em julho, a próxima edição da divisão de acesso do basquete brasileiro começará em janeiro de 2019.

De acordo com o regulamento elaborado pelo Conselho de Administração da LNB para as próximas duas temporadas do torneio, apenas o campeão terá vaga assegurada no NBB 2019/2020. O prazo de inscrição das equipes para o campeonato de acesso se encerrou no último dia 02 de outubro. A última edição anterior foi, de longe, a maior da história, com a participação de nove equipes.

A expectativa é que a temporada 2019 ultrapasse a marca e conte com a participação de onze equipes. Além do Cerrado Basquete, Santos (SP), Palmeiras (SP), Brusque (SC), APAB Blumenau (SC), APV Londrina (PR), Liga Sorocabana (SP), Caxias do Sul Basquete (RS), Basquete Osasco (SP), Campo Mourão Basquete (PR) e Rio Claro Basquete (SP) devem integrar o torneio.

Um encontro com dirigentes das equipes foi realizado em São Paulo em setembro. "A reunião foi de um proveito muito grande para conhecermos as pessoas que estarão na próxima edição da Liga Ouro, que promete ser ainda melhor do que a última. O sentimento foi de total integração e por isso fico muito satisfeito com o que estamos construindo”, declarou Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado.

Postar um comentário

0 Comentários