Taguatinga, Legião, Planaltina e Capital são os times que irão brigar por duas vagas na elite do futebol candango

Arte: Danilo Queiroz/Distrito do Esporte
O sábado foi decisivo na Segunda Divisão do Campeonato Candango, com cinco times brigando por três vagas nos grupos A e B. Melhor para Taguatinga, Capital e Legião, que venceram seus jogos e asseguraram suas participações nas semifinais. O Planaltina havia sido o primeiro a garantir vaga na fase decisiva da divisão de acesso. Nos próximos dois fins de semana, as quatro equipes disputarão as duas vagas no Candangão 2019.

Às 10h, as duas partidas simultâneas do grupo A confirmaram a classificação de Taguatinga e Capital. No Augustinho Lima, em Sobradinho, o TEC eliminou o Brazlândia, que tinha status de favorito devido ao devido ao investimento realizado no início da temporada, ao vencer por 3x1. Os gols que garantiram a primeira posição para a águia foram marcados por Thompson, Klécio e Jefferson (contra). Já o GEB descontou com Hebert. 

O Capital também assegurou sua vaga com classe e goleada. Enfrentando o já eliminado CFZ, a Coruja não encontrou grandes dificuldades e venceu a partida disputada no estádio Abadião, em Ceilândia, por 5x1, de virada. Os gols que garantiram o segundo lugar do grupo A ao time azul celeste foram marcados por Fabinho, três vezes, e pelo atacante Jobson, que anotou os outros dois tentos do duelo, os primeiros deles depois de cumprir suspensão de três anos.

No grupo B, dois jogos dariam destino ao segundo classificado da chave. Dependendo apenas de si para avançar, o Legião visitou o já eliminado Cruzeiro no estádio Luiz Alfredo, no Novo Gama. A classificação do time laranja para as semifinais foi confirmada com uma vitória por 3x1. Os gols da equipe do rock foram marcados duas vezes por Felipe e uma por Thiago. O time azul marcou seu último gol na divisão de acesso de 2018 com Paulo Piauí.

Ainda brigando pela vaga no início da rodada, o Botafogo-DF precisava vencer o já classificado Planaltina e ainda tirar uma diferença de saldo de gols do Legião. Porém, o time alvinegro acabou ficando no empate em 1x1 no estádio Diogão, em Formosa. Os gols do jogo foram anotados por Dudu Gago para o Glorioso do Cerrado e por Gustavo para o Galo. Em partida para cumprir tabela, o SESP/Samambaense venceu o Brasília por 3x2, com gols de João Carlos, duas vezes, e Tammer para o SESP e Lázaro e Toin balançaram as redes pelo Colorado.

Semifinais começam no próximo sábado


Os times classificados para as semifinais da Segunda Divisão do Campeonato Candango não terão muito tempo para comemorar o avanço para a fase decisiva do torneio. A primeira partida dos duelos que levarão dois times para a primeira divisão do Candangão 2019 acontecem já no próximo sábado (15/09). As partidas de volta estão marcadas para o fim de semana seguinte (22/08).

Líder do Grupo A, o Taguatinga lutará por uma vaga na elite do futebol local com o Legião. O primeiro jogo será com a equipe laranja como mandante. Já o decisivo será com o TEC como anfitrião. Do outro lado da chave, o Planaltina disputará o acesso com o Capital. A primeira partida terá a Coruja como mandante, enquanto o decisivo será na casa do Galo.