Déjà vu dos bons tempos: relembre a rivalidade entre Brasília e Flamengo no NBB

Clássico entre brasilienses e cariocas marcará o retorno da capital federal ao NNB em 15 de outubro

Foto: LNB/Divulgação
Por Danilo Queiroz

O caminho para voltar a se destacar no cenário onde já alcançou tantas glórias já é conhecido pelo Universo/Brasília. E o primeiro rival no retorno da franquia no Novo Basquete Brasil (NBB) será aquele que travou as mais emocionantes batalhas com o primeiro representante da Capital Federal na maior competição de basquete do Brasil. A estreia na 11ª edição do torneio será diante do Flamengo.

Na manhã de segunda-feira (20), a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou a tabela do campeonato nacional. O Universo/Brasília recebe o rubro-negro carioca em 15 de outubro, no Ginásio da Asceb. Como obra do destino, o reinício da capital federal na maior competição de basquete do país também reacenderá a chama do clássico.

Considerado um dos maiores clássicos do Brasil, a rivalidade entre Brasília e Flamengo já era forte no basquete antes mesmo do nascimento do Novo Basquete Brasil. Em 2007, as duas equipes decidiram o extinto Campeonato Brasileiro da modalidade. Na ocasião, o time da Capital Federal levou a melhor e levantou seu primeiro caneco à nível nacional.

Em 2008, os dois times voltaram a se enfrentar na decisão do torneio, que era a principal competição de basquete no país. Desta vez, o rubro-negro carioca levou vantagem ao levar o título nacional. Em 2009, já na primeira decisão do NBB, o enredo se repetiu, com título dos cariocas sobre os brasiliense.

Em 2010, as duas equipes protagonizaram a quarta final consecutiva do campeonato nacional. Em clima de revanche, o Brasília vingou as duas decisões anteriores e conquistou seu primeiro título no NBB. Foi exatamente ao fim desta temporada que desavenças políticas levaram a franquia Universo para Uberlândia dando lugar ao UniCEUB.

As cores principais, antes azul e branco, foram substituídos pelo vermelho e branco, mas o principal rival na modalidade continuou sendo o mesmo. E no mesmo ano, os dois clubes protagonizaram mais uma final, desta vez da Liga Sul-Americana de Basquete. O torneio também foi vencido pelo clube de Brasília, que já adotava a alcunha de Lobos.

O último encontro


Em 2016/2017, último ano do Brasília na elite do basquete nacional, foram dois confrontos entre as equipes, com duas vitórias para o UniCEUB, 95×83 na capital e 77×71 no Rio de Janeiro. Naquele ano, ambos times foram eliminados pelo Bauru-SP, que, mais tarde, se tornaria a primeira terceira equipe vencedora do torneio – até aquele momento, somente os brasilienses e os cariocas haviam sido campeões.

Em toda a história, Brasília e Flamengo se enfrentaram em 47 jogos oficiais. O retrospecto é favorável ao rubro-negro, que venceu 25 duelos. Os brasilienses saíram de quadra com o triunfo em 22 oportunidades. Os cariocas também são os detentores da maior vitória do confronto: 110 x 72 no NBB 2011-2012.

A rivalidade também protagonizou o Jogo 1.000 do NBB, disputado no primeiro turno da temporada 2012-2013. Além disso, o clássico foi escolhido para abrir a edição 2013-14 do NBB em 9 de novembro de 2013. O Flamengo também foi o clube escolhido para o torneio amistoso Troféu João Herculino que marcou a apresentação da equipe brasiliense para a temporada 2011-12.

Postar um comentário

0 Comentários