A equipe Sub-16 do Vizinhança vem fazendo bonito no torneio que reúne clube do Brasil e da América do Sul
 Foto: Divulgação/Encontro Sul-Americano de Basquete
Nos últimos dias, o Clube Vizinhança de Brasília conseguiu bons resultados no Encontro Sul-Americano de Basquete, que está sendo disputado na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa da competição, o time do Distrito Federal conseguiu avançar para a fase Ouro com as categorias Sub-13 e Sub-16.

Os meninos de até 13 anos estavam no grupo C da categoria e se classificaram com vitórias sobre o Hindu (39x37) e Cestinha (37x30). O único revés foi frente ao Espéria (52x30). No primeiro jogo da fase Ouro, disputado ontem, o time do DF foi derrotado pelo Corinthians (46x31). Hoje, os garotos de Brasília voltam à quadra para jogar contra o Brazolim, às 17h.

Já a equipe Sub-16 do Vizinhança estava alocada na chave A. Nesta categoria, cada time faz cinco jogos na fase de grupo. Porém, os quatro primeiros jogos foram suficientes para o time do DF avançar: vitórias sobre o Ginástica (64x46), Hindu (54x30) e Ansef (77x41) garantiram a equipe na próxima fase. O único revés foi diante do Campo Alto (55x40). O último jogo da fase inicial será hoje, às 15h30, contra o Nosso Clube.

Os jogos finais fase Ouro Sub-16 serão disputados durante toda a quinta-feira (19/07). A competição foi criada em 1992 com o nome Sul Americano de Basquete Mini. A ideia inicial, e que se mantém até hoje, era contemplar os atletas das categorias que base que, em seus estados, têm poucas competições oficiais e competitivas. 

Para tornar o evento Sul Americano, uma parceria com o Comitê Paraguaio de Basquete foi firmado, trazendo assim, os países vizinhos para a competição. O mês de julho também foi escolhido de propósito, pois é o período de férias escolares, o que facilita a permanência destas equipes no Rio Grande do Sul durante uma semana.