Rede União terá exclusividade na transmissão dos jogos da Segunda Divisão do Campeonato Candango, que começa em agosto
Foto: Reprodução da Internet
Por João Marcelo e Danilo Queiroz

O futebol do Distrito Federal voltará a ter transmissão em TV aberta em agosto. Após o Campeonato Candango de 2018 não ter nenhum jogo veiculado pela Rede Globo - detentora dos direitos da primeira divisão -, a Segudinha do Candangão poderá ser acompanhada pelos torcedores na Rede União, emissora que funciona no canal 11. Todos os onze clubes participantes assinaram o contrato firmado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) com a emissora brasiliense.

O Distrito do Esporte teve acesso exclusivo ao documento que celebra a parceria. Pelo termo acordado entre as partes, ficou definido que todos os clubes participantes da competição terão pelo menos uma partida da primeira fase transmitida ao vivo pela TV União Brasília. Os jogos das fases finais também serão veículados ao vivo pela emissora. Inicialmente, contrato tem validade de um ano.

O acordo também prevê exclusividade das imagens para a Rede União. O uso dos espaços publicitários dos estádios que receberam a competição continuará sob controle majoritário da FFDF, que vencerá 70% das placas de primeira linha nos campos de futebol de cada clube. O acerto financeiro define que os clubes devem ficar com os valores obtidos com as vendas de placas publicitárias, em seus estádios, quando negociados por eles próprios, pelo valor que acharem melhor.

A Rede União terá direito ao restante do espaço publicitário utilizando a primeira linha das câmeras (placas centrais), para divulgação de seus potenciais patrocinadores. O contrato firmado cita a necessidade da realização de uma análises de viabilidade e busca de recursos para a transmissão, mas fontes confirmam ao Distrito do Esporte que os trâmites foram finalizados e o projeto deve realmente sair do papel no segundo semestre.

Princípio de nova era

A transmissão dos jogos da Segunda Divisão do Campeonato Candango pode significar o início de uma nova era para o futebol do Distrito Federal, pelo menos nas telinhas. Detentora dos direitos exclusivos da primeira divisão desde 2013, a Rede Globo costuma ter problemas e participantes do torneio.

As desavenças acontecem pela escolha da emissora de transmitir apenas as finais do Candangão para o público de Brasília. Mesmo com contrato, a emissora transmitiu os jogos decisivos apenas em 2013, 2016 e 2017, se reservando a mostrar apenas os gols da rodada em seus programas esportivos.

Com isso, os patrocinadores do torneio local reclamam com a falta de visibilidade das marcas na televisão. Em 2017, o Brasiliense chegou a não assinar um termo aditivo do contrato garantindo a exclusividade da Globo até 2019 por não concordar com os valores pagos aos clubes participantes do Candangão. O imbróglio acabou sendo resolvido dias depois.

Em 2016, os 12 clubes participantes do torneio dividiram os R$ 476.933,21 do contrato junto com a FFDF. Cada um embolsou R$ 36.687,17. Nos anos seguintes, os valores dos direitos de transmissão foram reajustados de acordo com o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) vigente.

A assinatura do contrato dos jogos da Segundinha com a Rede União pode significar uma mudança de postura da FFDF quanto à transmissão das partidas da primeira divisão. Nas próximas concorrências pelo direito, a quantidade de jogos a serem transmitidos em TV aberta devem ser levados em consideração e e estipulados em contrato, assim como o feito com a emissora de Brasília.

Segundinha começa em agosto

A competição, que será organizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), será disputada entre 11 de agosto e 29 de setembro. As equipes participantes do torneio dessa temporada têm sede no DF e em Goiás. O campeonato garante duas vagas para a primeira divisão de 2019 para o campeão e o vice. 

O campeonato será disputado em três etapas: fase classificatória, semifinais e final. Na primeira fase, as onze equipes serão divididas em dois grupos e jogarão entre si, dentro de cada grupo em um único turno, totalizando cinco rodadas. As duas equipes de cada chave com o maior número de pontos conquistados na primeira fase avançarão para as semifinais. A partir daí, os times se enfrentarão em mata-mata a grande final.