O Atlético Taguatinga, que disputará a Segundinha como Taguatinga Esporte Clube, foi campeão em 2015
Foto: Reprodução Site Oficial TEC/Esporte Candango
A divisão de acesso para o Campeonato Candango de 2019 será mais tradicional do que nunca. A partir de 11 de agosto, 11 equipes iniciam a luta por duas vagas na elite do futebol do Distrito Federal na próxima temporada. Destas, sete já alcançaram a glória de conquistar o título da Segundinha. Apenas Cruzeiro, Legião, SESP/Samambaense e Planaltina nunca alcançaram a taça da competição local.

Brasília e Brazlândia são as equipes mais "bem sucedidas" na segunda divisão do futebol candango. O Avião do Cerrado e o Garça são os maiores vencedores do campeonato de acesso com dois títulos cada. O Colorado conseguiu o acesso com taça em 2001 e 2008, enquanto o Tricolor da Chapadinha levantou o troféu em 2007 e 2011.

Ceilândense (2009), Capital (2005), CFZ (2010) e Taguatinga (2015, ainda como Atlético Taguatinga) são as outras equipes que chegam na disputa com uma estrela da segundinha no peito. 

O torneio de acesso contará ainda com duas equipes que já alcançaram a glória máxima do futebol local. O Brasília carrega o status de terceiro maior campeão do Candangão, com oito troféus. Em 2001, o CFZ também experimentou estar no topo do Distrito Federal.

Briga pelo acesso


A competição, que será organizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), será disputada entre 11 de agosto e 29 de setembro. As equipes participantes do torneio dessa temporada têm sede no DF e em Goiás. O campeonato garante duas vagas para a primeira divisão de 2019 para o campeão e o vice. 

O campeonato será disputado em três etapas: fase classificatória, semifinais e final. Na primeira fase, as onze equipes serão divididas em dois grupos e jogarão entre si, dentro de cada grupo em um único turno, totalizando cinco rodadas. As duas equipes de cada chave com o maior número de pontos conquistados na primeira fase avançarão para as semifinais. A partir daí, os times se enfrentarão em mata-mata até a grande final.