Oito clubes continuam na disputa.
Arte: Danilo Queiroz/Distrito do Esporte


Por João Marcelo

Chegou ao fim a fase de classificação do Candanguinho 2018.  O campeonato começou com 18 times divididos em três grupos de seis equipes. O regulamento determina que os dois melhores de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados estão classificados para as quartas. A expectativa tomou conta do grupo B, considerado por muitos profissionais do futebol como o "grupo da morte". E realmente mostrou ser, chegando na última rodada com cinco times com chances. A primeira fase da competição teve 45 jogos com 136 gols, resultando em uma média de 3,02 gols por jogo. Início com emoção, resultados largos, grupos parelhos e promessa de um excelente mata-mata.

GRUPO A

A chave contava com o Legião como líder e único já classificado visitando o Planaltina, que ainda buscava uma vaga na próxima fase. A vitória garantia o clube no mata-mata, o empate ou derrota dependeria do Botafogo-DF. O placar adverso por 2 a 1 preocupava e confirmou a eliminação quando o Glorioso do Cerrado venceu o Ceilandense pelo placar mínimo e tomou a vaga do Galo. O Paracatu precisava de uma vitória para não depender de outros resultados e para não gerar dúvidas aplicou uma impiedosa goleada sobre o já eliminado Bolamense, 7 a 2. Os classificados desse grupo foram: Legião, Paracatu e Botafogo-DF (como segundo melhor terceiro colocado).

GRUPO B

A expectativa que rondava o grupo se cumpriu. Última rodada e cinco dos seis times com chances de classificação. O Real foi o primeiro clube a largar na frente em busca da classificação ao abrir o placar contra o Samambaia. O Leão ampliou e venceu a Cobra-Cipó por 3 a 1. O outro classificado do grupo foi a equipe do Ceilândia, que derrotou o Cruzeiro fora de casa pelo placar de 2 a 0. O Gato Preto que já era líder, terminou com a terceira melhor campanha geral. O Gama, que tinha poucas chances de classificação, venceu o Capital por 3 a 2. Um jogo bem disputado que teve duas viradas e garantiu emoção aos que estavam presentes. Passam para a próxima fase: Ceilândia e Real.

GRUPO C

O grupo já tinha uma vaga certa: Formosa. A equipe goiana vinha com um aproveitamento de 100% e enfrentaria o Santa Maria. Somente a vitória interessava ao Santinha e assim foi o cenário final: vitória por 1 a 0 sobre o líder do grupo. Em um duelo que eliminaria um dos dois, Luziânia e CFZ-DF fizeram um jogo que foi decidido na parte final, melhor para o mandante que venceu por 2 a 0 e garantiu uma vaga. O último jogo da chave não mudaria em nada o cenário do grupo, ambos haviam perdido todos os seus jogos. Sobradinho venceu e conquistou seus primeiros pontos no campeonato, já o Brasília sai zerado e com a segunda pior campanha. Classificados: Formosa, Luziânia e Santa Maria.

MATA-MATA

Definidos os oito clubes para as quartas, os confrontos serão os seguintes:

Legião* x Botafogo-DF

A partida entre o melhor colocado e pior colocado geral já aconteceu nesse Candanguinho. Legião e Botafogo-DF fizeram parte da mesma chave, o grupo A. No confronto da primeira fase 2 a 1 para o primeiro geral. Partida em que o Botafogo-DF saiu na frente e tomou a virada na segunda parte do jogo. Esse jogo promete ser bem equilibrado, assim como foi na fase classificatória. Pedrinho Granato ou Marquinhos Carioca, quem leva seu clube a semifinal?

Formosa* x Santa Maria 

Outro confronto que já ocorreu no campeonato e que promete bastante equilíbrio. O Formosa, que passou como segundo geral, era tido como o bicho-papão do campeonato. A equipe goiana viu sua invencibilidade cair justamente contra a equipe do Santa Maria, na última rodada. O favoritismo desse jogo seria do Formosa, porém como a sua única derrota foi para esse adversário fica a dúvida: o favoritismo continua ou a partida será equilibrada?

Ceilândia* x Luziânia

O Gato Preto vem com moral depois de passar em primeiro no grupo da morte. Com quatro vitórias e uma derrota na fase de classificação, o Ceilândia avançou na competição como terceiro melhor time.
O seu adversário será o Luziânia que estava no grupo C e avançou na segunda colocação do grupo. O time goiano conquistou sua vaga nos últimos minutos ao fazer dois gols no CFZ-DF e chegando a 10 pontos. Será que o Gato Preto continua assustando ou o Luziânia não tomará conhecimento do Ceilândia?

Paracatu* x Real

A última partida do mata-mata será o encontro entre Paracatu e Real. O único time mineiro na competição vem de uma incrível vitória de 7 a 2 sobre o Bolamense e com o status de ataque mais goleador do campeonato, são 15 em 5 jogos. O Real, junto com o Ceilândia, vem do grupo da morte. O atual campeão do Candanguinho está invicto na competição, com três vitórias e dois empates. Ao que tudo indica, o confronto mais equilibrado do mata-mata. O Real conseguirá segurar o ataque mineiro e manter sua invencibilidade?

As partidas ocorrerão no próximo fim de semana, em horários e locais ainda não definidos.

*Decidem em casa