Clubes garantem vaga nas quartas da Série D e encaminham confrontos

As quartas de final da Série D começam a tomar forma e tudo indica que, caso passe, o Jacaré defina a vaga na Série C em casa
Foto: Rener Pinheiro / CBF
O sábado foi bastante movimentado na Série D do Campeonato Brasileiro. Quatro confrontos das oitavas de final do torneio nacional já foram definidos. Manaus, Ferroviário, Linense e São José já asseguraram suas vagas na fase que levará quatro times para a Série C de 2019. Além de confirmarem presença na etapa decisiva do Brasileirão, os clubes começaram a moldar a tabela geral da competição, de onde serão definidos os jogos das quartas de final.

Nesta fase, o espelhamento dos jogos será definido da seguinte forma: o primeiro enfrentará o oitavo classificado, o segundo pegará a sétima campanha, o terceiro terá como adversário o sexto da tabela geral e o quarto melhor terá pela frente o quinto do quadro. Os pontos conquistados durante todo o torneio são levados em consideração na classificação geral. Os quatro melhores times que avançarem terão o direito de definir a vaga na Série D em seus domínios.

O São José, por exemplo, já garantiu o primeiro lugar geral, tendo o direito de decidir sempre em casa até uma eventual final do campeonato nacional. Após garantir sua vaga nos pênaltis contra o Rio Branco, o Manaus é o clube que mais pode ser prejudicado. Atualmente em terceiro no geral (posição que garante a volta em casa), o time preto e verde pode ser ultrapassado por Brasiliense ou Campinense, Moto Club e Iporá ou Treze, sendo obrigado a decidir a classificação sempre como visitante. Ferroviário e Linense também podem ser ultrapassados.

Neste domingo, Caxias, Imperatriz e Treze também carimbaram seus passaportes para a etapa decisiva da competição. O time gaúcho, inclusive, assegurou ainda a segunda melhor campanha na classificação geral da Série D. Os dois outros também já sabem suas posicpos: os maranhenses ficaram na sexta posição geral seguido dos paraibanos, que ficam em sétimo. Os paulistas do Linense ficaram com a menor pontuação.

Amanhã, às 21h15, será a vez do Distrito Federal decidir seu futuro em busca de uma vaga na Série C. Campinense e Brasiliense se enfrentarão para definir o último classificado no estádio Amigão, em Campina Grande. No último sábado, o Jacaré saiu em vantagem após vencer o duelo de ida pelo placar de 1x0. A partida foi disputada no estádio Abadião, em Ceilândia.

Uma vitória garante ao time amarelo a terceira melhor campanha. Com isso, seu adversário será o Imperatriz. Caso se classifique com um empate, o rival será o Ferroviário. Se o Brasiliense precisar das penalidades máximas para ir às quartas, ficará com a sexta campanha. Com isso, seria obrigado a enfrentar o Manaus decidindo a vaga fora de casa.

Confrontos de momento
Linense x São José
Treze x Caxias
Imperatriz x Manaus
Ferroviário x Brasiliense

Classificação Geral – Série D
1º São José – 25
2º Caxias – 24
3º Iporá – 20 
4º Manaus – 19 
5º Campinense – 19
6º Tubarão - 19
7º Moto Club – 19
8º Ferroviário – 18
9º Imperatriz – 18 
10º Brasiliense – 18
11º Treze – 17
12º Rio Branco – 17
13º Linense - 16
14º Novorizontino – 16
15º Uberlândia – 15
16º Altos – 15 

Legenda
Classificados
Eliminados
Ainda não jogaram

Postar um comentário

0 Comentários