O que resta no Candangão? Saiba o que vale os jogos da última rodada


A primeira fase do Campeonato Candango de 2018 está chegando ao fim. Agora, cada time tem apenas uma partida para concretizar seus objetivos para a temporada. Mesmo com classificação garantida, alguns times ainda precisam concentrar forças no duelo final, já que a posição da primeira fase tem influência direta nas quartas de final

Com isso, os já classificados Gama, Brasiliense, Ceilândia, Real, Sobradinho, Paracatu e Luziânia têm motivos de sobra para se empenharem ao máximo na 11ª rodada, que acontece na próxima quarta-feira. Formosa e Bolamense brigam pela última vaga. Na luta contra o rebaixamento estão Paranoá, Samambaia e Santa Maria. Todos os jogos serão disputados no mesmo horário.

Veja o que vale cada jogo da próxima rodada

Brasiliense x Formosa
Já classificado, o Jacaré entra visando alcançar a ponta da tabela do Candangão. Com isso, pegaria um confronto, em tese, menos complicado na próxima fase, já que enfrentaria o oitavo da primeira fase, que pode ser, inclusive, o Formosa, que briga com o Bolamense pela última vaga da competição. Uma vitória do time amarelo no clássico adiado contra o Ceilândia pode facilitar muito o objetivo

Para alcançarem seus objetivos, os dois times buscam a vitória. Um empate não basta para o Brasiliense garantir a primeira posição, já que Gama e Real - primeiro e quarto, momentaneamente - jogam entre si. Para o Tsunami do Cerrado, a igualdade pode ser interessante, desde que o Bolamense não vença seu jogo contra o Santa Maria.

Gama x Real 
Já classificados, o alviverde e o auri-anil têm o mesmo objetivo: terminar a fase de classificação na melhor posição possível para obter vantagens na fase eliminatória. Os quatro primeiros colocados, por exemplo, garantem o direito de definir a vaga em seus domínios, o que pode ser de grande importância para os dois times, que tem bom desempenho em casa.

Para o líder Gama, o empate pode ser útil, desde que Brasiliense e Ceilândia não vençam seus duelos derradeiros. Para garantir uma posição melhor que o quarto lugar atual, o Real precisa vencer e torcer para que o Jacaré e o Gato Preto não pontuem na próxima rodada.

Santa Maria x Bolamense
Este é, certamente, o confronto que mais envolve pretensões na última rodada do Candangão. A Águia candanga segura a lanterna do torneio e precisa desesperadamente vencer para continuar vivo na elite do futebol local. Sem risco de queda, o time afro-brasileiro ainda briga com o Formosa pela última vaga disponível na próxima fase.

Para o Santa Maria evitar a queda, além da vitória, é necessário que Samambaia e Paranoá no máximo empatem suas partidas. Já o Bolamense precisa de mais: apenas uma vitória fora de casa, aliada a uma derrota do Tsunami do Cerrado contra o Brasiliense garante a vaga para o estreante na primeira divisão.

Ceilândia x Samambaia
Mesmo classificado, o Gato Preto ainda vê a vitória com grande importância. Mas, tudo depende do resultado do clássico contra o Brasiliense. Uma triunfo pode deixar o Ceilândia na liderança, dependendo apenas dele para garantir o posto ao fim da fase classificatória. Caso perca para o Jacaré, o time não alcança mais o rival na tabela. O Samambaia também enxerga o confronto como vida ou morte.

O Ceilândia, primeiro, pensará no confronto de domingo para saber as pretensões da última rodada. Em caso de vitória, um passo à frente. O empate o deixa nas mesma condições de Gama e um ponto atrás do Jacaré e a derrota o tira do páreo de disputa do primeiro lugar. Com saldo melhor que o rival Paranoá (-9 contra -10), até um empate pode garantir a vaga na primeira divisão ao Samambaia, isso, claro, aliado a uma derrota da Cobra Cipó.

Sobradinho x Luziânia
Mais um jogo de dois times que já têm a vaga na segunda fase do Campeonato Candango. Porém, uma vitória é bastante importante visando os duelos da próxima fase. Atualmente em quinto, o Sobradinho pensa em chegar no G4. Sem chances de terminar entre os quatro primeiro, o Luziânia visa, ao menos, o quinto lugar geral.

Para o Leão da Serra, uma vitória, aliada a um tropeço de Real, é suficiente para garantir o quarto lugar. A terceira posição só será possível se o Ceilândia não pontuar em nenhum dos dois jogos que lhe resta. Já o Luziânia precisa vencer e torcer por um tropeço do Paracatu para garantir o 5º lugar e enfrentar o 4º colocado do geral na próxima fase.

Paracatu x Paranoá
Outro jogo de opostos na tabela do Campeonato Candango. A Águia mineira já está garantida na próxima fase e sonha com resultados improváveis para ficar entre os quatro melhores do torneio e ter o direito de decidir a vaga em casa. Já o Paranoá é o único time que briga contra o rebaixamente e depende apenas de suas próprias forças para permanecer na elite.

A conta do Paracatu é complexa: precisa vencer a Cobra Cipó e torcer para uma derrota do Real. Além disso, precisa tirar uma diferença de seis gols de saldo (6 a -1 para o auri-anil). Se vencer, o Paranoá se garante na Série A sem olhar para os outros confrontos. Em caso de empate, precisa que Samambaia e Santa Maria também não vençam seus jogos para evitar a queda.

Postar um comentário

0 Comentários